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Direção defensiva - Detran RJ - Prova 1

Simulado do Detran do Rio de Janeiro sobre direção defensiva. ~ Desempenho médio: 77%
15 questões ~ 4976 pessoas fizeram esse simulado ~ cadastrado em 18/05/2009 ~ tags: detran rio de janeiro

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1) A maioria dos acidentes é causada por:
  1. Condições adversas (luz e tempo).
  2. Descumprimento das ordens dos agentes de trânsito.
  3. Excesso de cuidados do agente.
  4. Falha humana.
2) Chama-se colisão misteriosa aquela em que o condutor, quando sobrevive:
  1. Desconhece a causa do acidente.
  2. Explica o que aconteceu.
  3. Identifica a causa.
  4. Explica o motivo do acidente.
3) O acidente no qual o veículo dá uma ou mais voltas de 360 graus sobre seu próprio eixo chama-se:
  1. Tombamento.
  2. Capotamento ou capotagem.
  3. Colisão frontal.
  4. Choque.
4) À distância que o veículo percorre desde o momento em que o condutor pisa no freio até a parada chama-se de:
  1. Seguimento.
  2. Parada.
  3. Frenagem.
  4. Reação.
5) Para realizar uma curva com segurança, deve-se:
  1. Aumentar a velocidade antes de chegar à curva.
  2. Pisar no freio durante a manobra.
  3. Acelerar fortemente na curva.
  4. Diminuir a velocidade, antes de chegar à curva.
6) Existem veículos que têm prioridade de passagem. Ao se deparar com um deles o condutor deve proceder da seguinte maneira:
  1. Aumentar a velocidade do seu veículo.
  2. Dirigir-se para a direita, desobstruindo a via.
  3. Seguir o veículo que tem prioridade.
  4. Buzinar com insistência.
7) O uso abusivo de álcool e drogas pelo condutor causa efeitos comprometendo a sua capacidade de auto-avaliação e o:
  1. Aumento da acuidade visual.
  2. A melhoria da audição.
  3. O desenvolvimento da atenção.
  4. O retardamento dos reflexos.
8) O choque caracteriza-se quando há o impacto de:
  1. Veículo com um cavalo.
  2. Veículo em movimento.
  3. Veículo com um pedestre.
  4. Veículo em movimento com um outro parado.
9) Ventos transversais desequilibram os veículos que trafegam em alta velocidade, por causa do colchão de ar que se forma entre eles e o solo. Para que o veículo volte a ter aderência, deve-se:
  1. Abrir os vidros e reduzir a velocidade.
  2. Fechar os vidros e reduzir a velocidade.
  3. Abrir os vidros e aumentar a velocidade.
  4. Fechar os vidros e aumentar a velocidade.
10) No estouro de um pneu, o controle do veículo que está derrapando deve ser feito da seguinte maneira:
  1. Segurar firme o volante, sem consertar a derrapagem e pisar aos poucos no freio.
  2. Segurar firme o volante, consertando a derrapagem e pisar aos poucos no freio até o controle do carro.
  3. Segurar firme o volante, consertando a derrapagem e pisar forte no freio, mesmo sem ter ainda o controle do carro.
  4. Segurar o volante com uma das mãos, consertando a derrapagem pisar aos poucos no freio após o controle do carro.
11) Os fatores mentais e emocionais que interferem na forma de o motorista conduzir o veículo são:
  1. Inexperiência, excitação ou depressão, pressa ou pressão.
  2. Excitação ou depressão, audição, luz.
  3. Visão, pressa ou pressão, tempo.
  4. Inexperiência, chuva, vento.
12) Parar em um cruzamento quando vem vindo apenas uma moto, significa que você, condutor de veículo, como cidadão, dá valor:
  1. Ao seu veículo.
  2. À preferência das motos nos cruzamentos.
  3. Aos percursos bem planejados e sinalizados.
  4. À segurança, respeito, leis de trânsito e qualidade de vida.
13) A chuva aumentou e o seu veículo precisou passar sobre um ponto de alagamento. Em seguida, você percebe que o freio começa a apresentar falhas. Nessa situação você:
  1. Acelera bastante, na marcha em que estiver.
  2. Engrena a primeira marcha para manter o motor acelerado.
  3. Mantém-se tranqüilo, reduzindo a velocidade até chegar ao seu destino.
  4. Reduz a velocidade, testa o freio e, se necessário, sinaliza para parar e procurar por socorro.
14) O condutor que dirige com segurança é aquele que:
  1. Circula em alta velocidade em qualquer situação.
  2. Circula com velocidade adequada à via.
  3. Ultrapassa outro veículo pela direita.
  4. Ultrapassa nos viadutos e ponte.
15) O condutor pode dirigir com mais economia, mantendo procedimentos seguros e atitudes conscientes, tais como:
  1. Aquecer adequadamente o motor, de acordo com as instruções do manual do veículo.
  2. Manter o pé no acelerador do veículo quando o sinal à frente estiver fechado.
  3. Reduzir constantemente as marchas do veículo em velocidade.
  4. Manter o motor do veículo ligado em paradas prolongadas.

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